Plano de carreira do Fuzileiro Naval CFN
Plano de carreira Fuzileiro naval: Veja abaixo o plano de carreira completo do corpo de fuzileiros navais.
O que é o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN)
O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) faz parte da Marinha brasileira. Fica localizado em todo o território do Brasil, em localidades litorâneas, em regiões ribeirinhas onde existem grandes rios, como também em outras regiões. O fuzileiro naval é um militar da Marinha pertencente ao corpo da infantaria, ou seja, é um combatente especializado em operações em terra e em alto-mar.
O que os fuzileiros navais fazem
O fuzileiro naval é responsável pela segurança e ordem dos navios de guerra e pela defesa das instalações navais em terra. O fuzileiro naval é um soldado combatente. O que o difere do marinheiro é que sua função é exclusivamente combativa – diferente da do marinheiro, que tem como função auxiliar nas rotinas da embarcação.
Atualmente os fuzileiros Navais atuam na seguranças das faixas litorâneas e nos rios, combatendo o tráfico de drogas e auxiliando na segurança das grandes mercadorias. Auxiliam também no apoio a comunidades carentes, onde a água é um desafio para a chegada de ajuda fazendo um trabalho social
Plano de carreira dos Fuzileiros Navais CFN
Os candidatos que desejam entrar na CFN, precisam realizar o exame intelectual da Corpo de Fuzileiros Navais, que tem caráter eliminatóriio e classificatório e depois precisam realizar algumas etapas como o Teste de Aptidão Física (TAF) e outras etapas.
Veja quais são os requisitos para realizar o exame e como é a prova e etapas da CFN: Clique Aqui!
Ao realizar todas as etapas com sucesso os alunos estarão aptos para começar o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). O curso de soldado terá a duração de, aproximadamente, dezessete semanas que é feito no Rio de janeiro (RJ) ou também em Brasília, onde seguiram sob um regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.
Ao final do concurso, os candidatos titulares, aprovados em todas as etapas e classificados dentro do número de vagas, serão convocados para apresentação aos Órgãos de Formação para início do Período de Adaptação (PA), que é uma etapa não curricular do C-FSDFN, de caráter eliminatório, durante o qual os candidatos se concentram nos respectivos Órgãos de Formação e são incorporados à Marinha do Brasil, a fim de que possam verificar na prática, sua adaptação e seu interesse pela carreira, recebem instruções iniciais sobre a doutrina e formação militar, e, observando o respeito à hierarquia e disciplina, são submetidos à rotina de atividades intensas compatíveis com a vida militar, com realização de diversos tipos de exercícios físicos, nos quais serão exigidos com rigor, razão pela qual devem manter a higidez física exigida para o Curso de Formação (CF), de forma que se tenha uma adaptação prévia à vida militar como Fuzileiro Naval.
Após o curso de formação e período de adaptação será matriculado no C-FSD-FN e o realizará incorporado como praça especial, na condição de Aprendiz-Fuzileiro Naval, Durante o curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o Aprendiz-Fuzileiro Naval receberá bolsa-auxílio no valor total de R$ 1.303,90.
Com a conclusão do C-FSD-FN o soldado fuzileiro naval será designado para servir em Organização Militar (OM) da Marinha do Brasil (MB) sediada em qualquer parte do território nacional, para realizar o Estágio Inicial, onde deverá exercer uma das funções destinadas a um soldado fuzileiro naval.
Carreira do Cabo Fuzileiro Naval
O Soldado Fuzileiro Naval, depois de 3 anos de serviço, poderá participar do processo seletivo para realizar o Curso de Especialização (C-Espc) e ser promovido à graduação de Cabo. Depois de promovido a Cabo, o militar será novamente designado para servir em OM.
Especialidades do Cabo Fuzileiro Naval
- AT – Artilharia
- IF – Infantaria
- ES – Escrita
- MO – Motores e Máquinas
- EG – Engenharia
- CN – Comunicação Naval
- CT – Corneta e Tambor
- AV – Aviação Naval
- ET – Eletrônica
- EF – Enfermagem
- BD – Blindados
Carreira do Fuzileiro Naval Sargento e Suboficial
No plano de carreira de fuzileiro, na graduação de Cabo, depois de 6 anos como cabo, desde que possua os requisitos mínimos para inscrição previstos, o militar poderá participar do processo seletivo ao Curso Especial de Habilitação para a promoção a 3°Sargento, antes de completar o nono ano de efetivo serviço.
Desde que sejam cumpridos os requisitos mínimos, ao longo da sua carreira, a praça poderá atingir até sua última graduação na carreira, a de Suboficial. Em algumas vezes é possível chegar até Oficial da Marinha.
Plano de carreira da CFN (Fuzileiros Navais)
- 1° ano e 2° ano de serviço na marinha (SOLDADO)
- 3° ano ao 9° ano de serviço na marinha (CABO)
- 10° ano em seguinte (3° SARGENTO)
- 2° SARGENTO
- 1° SARGENTO
- SUB-OFICIAL
Gostou?! Aqui tem mais materiais da CFN!
CLIQUE AQUI!
Veja outros concursos da Aeronáutica, Marinha ou Exército!
CLIQUE AQUI!
5 comentários em “Plano de carreira Fuzileiros Navais CFN”
Eu queria participar para ser Fuzileiro naval
mas so vai a cabo e a sargento se passar na prova ? se não passar vai embora.
Tem 5 chances se não me engano para tentar para cabo e depois sargento
Exatamente isso, se não tiver os requisitos para prestar concurso interno para Cabo, e depois para Sargento, vai pras casa. Por isso, ao ingressar no CFN, deve ser padrão em TAF, bom conceito para fazer a prova para cabo, e claro ser aprovado dentro do número de vagas. Boa sorte para quem quer ou almeja seguir a carreira.
Bom Dia…
Eu Gostaria de saber um Pouco da Carreira de um Fuzileiro Naval
Depois de Formado Fuzileiro qual o tempo que ele levar para ir a Cabo e depois a Sargento
Nas regras de hoje no Corpo de Fuzileiro Naval como funciona essas Promoções..
Vc teria como me explicar ou fazer um resumo
Muito Obrigado…
Eu tenho um Filho que está interessado em prestar Concurso