Plano de carreira Fuzileiros Navais CFN

Plano-de-carreira-da-cfn-fuzileiros-navais

Plano de carreira do Fuzileiro Naval CFN

Plano de carreira Fuzileiro naval: Veja abaixo o plano de carreira completo do corpo de fuzileiros navais.

O que é o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN)

O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) faz parte da Marinha brasileira. Fica localizado em todo o território do Brasil, em localidades litorâneas, em regiões ribeirinhas onde existem grandes rios, como também em outras regiões. O fuzileiro naval é um militar da Marinha pertencente ao corpo da infantaria, ou seja, é um combatente especializado em operações em terra e em alto-mar.

O que os fuzileiros navais fazem

O fuzileiro naval é responsável pela segurança e ordem dos navios de guerra e pela defesa das instalações navais em terra. O fuzileiro naval é um soldado combatente. O que o difere do marinheiro é que sua função é exclusivamente combativa – diferente da do marinheiro, que tem como função auxiliar nas rotinas da embarcação.

Atualmente os fuzileiros Navais atuam na seguranças das faixas litorâneas e nos rios, combatendo o tráfico de drogas e auxiliando na segurança das grandes mercadorias. Auxiliam também no apoio a comunidades carentes, onde a água é um desafio para a chegada de ajuda fazendo um trabalho social

 

Plano de carreira dos Fuzileiros Navais CFN

Os candidatos que desejam entrar na CFN, precisam realizar o exame intelectual da Corpo de Fuzileiros Navais, que tem caráter eliminatóriio e classificatório e depois precisam realizar algumas etapas como o Teste de Aptidão Física (TAF) e outras etapas.

📌 Veja quais são os requisitos para realizar o exame e como é a prova e etapas da CFN: Clique Aqui!

Ao realizar todas as etapas com sucesso os alunos estarão aptos para começar o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). O curso de soldado terá a duração de, aproximadamente, dezessete semanas que é feito no Rio de janeiro (RJ) ou também em Brasília, onde seguiram sob um regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.

Ao final do concurso, os candidatos titulares, aprovados em todas as etapas e classificados dentro do número de vagas, serão convocados para apresentação aos Órgãos de Formação para início do Período de Adaptação (PA), que é uma etapa não curricular do C-FSDFN, de caráter eliminatório, durante o qual os candidatos se concentram nos respectivos Órgãos de Formação e são incorporados à Marinha do Brasil, a fim de que possam verificar na prática, sua adaptação e seu interesse pela carreira, recebem instruções iniciais sobre a doutrina e formação militar, e, observando o respeito à hierarquia e disciplina, são submetidos à rotina de atividades intensas compatíveis com a vida militar, com realização de diversos tipos de exercícios físicos, nos quais serão exigidos com rigor, razão pela qual devem manter a higidez física exigida para o Curso de Formação (CF), de forma que se tenha uma adaptação prévia à vida militar como Fuzileiro Naval.

Após o curso de formação e período de adaptação será matriculado no C-FSD-FN e o realizará incorporado como praça especial, na condição de Aprendiz-Fuzileiro Naval, Durante o curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o Aprendiz-Fuzileiro Naval receberá bolsa-auxílio no valor total de R$ 1.303,90.

Com a conclusão do C-FSD-FN o soldado fuzileiro naval será designado para servir em Organização Militar (OM) da Marinha do Brasil (MB) sediada em qualquer parte do território nacional, para realizar o Estágio Inicial, onde deverá exercer uma das funções destinadas a um soldado fuzileiro naval.

Carreira do Cabo Fuzileiro Naval

O Soldado Fuzileiro Naval, depois de 3 anos de serviço, poderá participar do processo seletivo para realizar o Curso de Especialização (C-Espc) e ser promovido à graduação de Cabo. Depois de promovido a Cabo, o militar será novamente designado para servir em OM.

Especialidades do Cabo Fuzileiro Naval

  • AT – Artilharia
  • IF – Infantaria
  • ES – Escrita
  • MO – Motores e Máquinas
  • EG – Engenharia
  • CN – Comunicação Naval
  • CT – Corneta e Tambor
  • AV – Aviação Naval
  • ET – Eletrônica
  • EF – Enfermagem
  • BD – Blindados

Carreira do Fuzileiro Naval Sargento e Suboficial

No plano de carreira de fuzileiro, na graduação de Cabo, depois de 6 anos como cabo, desde que possua os requisitos mínimos para inscrição previstos, o militar poderá participar do processo seletivo ao Curso Especial de Habilitação para a promoção a 3°Sargento, antes de completar o nono ano de efetivo serviço.

Desde que sejam cumpridos os requisitos mínimos, ao longo da sua carreira, a praça poderá atingir até sua última graduação na carreira, a de Suboficial. Em algumas vezes é possível chegar até Oficial da Marinha.

Plano de carreira da CFN (Fuzileiros Navais)

  • 1° ano e 2° ano de serviço na marinha (SOLDADO)
  • 3° ano ao 9° ano de serviço na marinha (CABO)
  • 10° ano em seguinte (3° SARGENTO)
  • 2° SARGENTO
  • 1° SARGENTO
  • SUB-OFICIAL

🚩Gostou?! Aqui tem mais materiais da CFN! 👉CLIQUE AQUI!
🚩Veja outros concursos da Aeronáutica, Marinha ou Exército! 👉CLIQUE AQUI!

4 comentários em “Plano de carreira Fuzileiros Navais CFN”

    1. Exatamente isso, se não tiver os requisitos para prestar concurso interno para Cabo, e depois para Sargento, vai pras casa. Por isso, ao ingressar no CFN, deve ser padrão em TAF, bom conceito para fazer a prova para cabo, e claro ser aprovado dentro do número de vagas. Boa sorte para quem quer ou almeja seguir a carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

✅Nova Turma! Curso Online Completo CFN

📌+ Posts

Não vá embora!

Prepare-se agora!

5/5

Conheça o método de estudos mais eficiente. Metodologia com alto índice de aprovação e desempenho dos alunos

ESA,EEAR,CFN,EAM

• Curso Teórico Completo
• Livro de Questões em casa
• Cobertura Completa do Edital
• Edital Esquematizado + Cronograma
• 1 ano de acesso a plataforma
• Simulados Inéditos