Teste de Aptidão Física (TAF) da ESA
TAF da ESA: O teste de aptidão física ou (EAF-Exame de Aptidão Física) tem como objetivo avaliar as condições de saúde de uma pessoa, antes que ela inicie alguma nova atividade e é geralmente exigida em concursos públicos e militares, como a ESA. Um exame de aptidão física serve para certificar que uma pessoa tem plenas condições de saúde para exercer determinada atividade.
>>> Como estudar para a ESA, passo a passo <<<
Para a realização do teste é necessário que o aluno tenha se classificado primeiramente na prova escrita (EI-Exame Intelectual) e apto na IS (inspeção de saúde).
No dia da realização é necessário que o aluno use roupas adequadas para fazer a atividade física como shorts, camiseta de malha e também um tênis confortável para os homens; para as mulheres calça legging, camisa de malha e tênis confortável. Evite usar Jeans, camisas regatas, camisas transparentes e roupas que deixam a barriga de fora.
O TAF da ESA é realizado em dois dias e são divididos em dois exercícios por dia ;
1° dia: Corrida de 12 minutos e flexão de braços na barra fixa
2° dia: Flexão de braços sobre o solo e abdominal supra
Durante a realização do EAF, será permitido ao candidato executar até 2 (duas) tentativas para cada uma das tarefas, com intervalo entre estas de 1 (uma) hora para descanso (sem qualquer atividade física), excetuando-se a tarefa de corrida de 12 minutos, cuja segunda tentativa será realizada com intervalo de 24 (vinte e quatro horas), no dia imediatamente seguinte ao segundo dia do EAF.
CORRIDA na ESA
Deve ser feita em 12 minutos e a distância é de 2.450 metros para os homens; 2.100 metros para as mulheres.
Execução: partindo da posição inicial de pé, o candidato deverá correr ou andar a distância que conseguir, no tempo de 12 minutos, podendo interromper ou modificar seu ritmo;
A prova deverá ser realizada em piso duro (asfalto ou similar) e predominantemente plano e, para a marcação da distância, deverá ser utilizada uma trena de 50 (cinquenta) ou 100 (cem) metros, anteriormente aferida.
É permitido ao candidato o uso de qualquer tipo de tênis.
É proibido acompanhar o candidato, por quem quer que seja, em qualquer momento da prova.
TAF da ESA: FLEXÃO DE BRAÇO NA BARRA
3 repetições para os homens e 1 repetição para as mulheres.
Posição inicial: o candidato, sob a barra horizontal fixa, deverá empunhá-la com a pegada em pronação (palmas das mãos para frente), com o polegar envolvendo-a; as mãos deverão permanecer com um afastamento entre si correspondente à largura dos ombros e o corpo deverá estar estático; braços totalmente estendidos; corpo suspenso, sem que os pés estejam apoiados no solo ou nas traves de sustentação da barra.
Execução: após a ordem de iniciar, o candidato deverá executar uma flexão dos braços na barra até que o queixo ultrapasse completamente a barra (estando a cabeça na posição natural, sem hiperextensão do pescoço) e, imediatamente, descer o tronco até que os cotovelos fiquem completamente estendidos (respeitando as limitações articulares individuais), quando será completada uma repetição; prosseguirá executando repetições do exercício sem interrupção do movimento; o corpo do executante não poderá, em nenhum momento, tocar o solo nem os suportes da barra.
O ritmo das flexões de braços na barra é opção do candidato, em um tempo máximo de 3 (três) minutos; não poderá haver qualquer tipo de impulso, nem balanço das pernas para auxiliar o movimento; a contagem de flexões será encerrada no momento em que o candidato largar a barra.
FLEXÃO DE BRAÇO NO SOLO na ESA
21 repetições para os homens e 12 repetições para as mulheres. homens e mulheres deverão realizar o exercício sem o apoio dos joelhos no solo.
Sem limite de tempo;
Posição Inicial: Em terreno plano, liso e, preferencialmente, na sombra, o candidato deverá se deitar em decúbito ventral, apoiando o tronco e as mãos no solo, ficando as mãos ao lado do tronco com os dedos apontados para a frente e os polegares tangenciando os ombros, permitindo, assim, que as mãos fiquem com um afastamento igual à largura do ombro. Após adotar a abertura padronizada dos braços, deverá erguer o tronco até que os braços fiquem estendidos, mantendo os pés unidos e apoiados sobre o solo.
Execução: O candidato deverá abaixar o tronco e as pernas ao mesmo tempo, flexionando os braços paralelamente ao corpo até que o cotovelo ultrapasse a linha das costas, ou o corpo encoste no solo. Estenderá, então, novamente, os braços, erguendo, simultaneamente, o tronco e as pernas até que os braços fiquem totalmente estendidos, quando será completada uma repetição. Cada candidato deverá executar o número máximo de flexões de braços sucessivas, sem interrupção do movimento. O ritmo das flexões de braços, sem paradas, será opção do candidato e não há limite de tempo.
TAF da ESA: ABDOMINAL SUPRA
30 repetições para os homens e 27 para as mulheres, 3 minutos para a realização do exercício. Ao começar o exercício o avaliador irá pisar no pé para melhorar o exercício e contará o número de repetições.
Posição Inicial: Em terreno plano, liso e, preferencialmente, na sombra, o candidato deverá tomar a posição deitado em decúbito dorsal, joelhos flexionados, pés apoiados no solo, sem uso de outro apoio, calcanhares próximos aos glúteos, braços cruzados sobre o peito, de forma que as mãos encostem no ombro oposto (mão esquerda no ombro direito e vice-versa). O avaliador deverá se colocar ao lado do avaliado, posicionando os dedos de sua mão espalmada, perpendicularmente, sob o tronco do candidato a uma distância de quatro dedos de sua axila, tangenciando o limite inferior da escápula (omoplata). Esta posição deverá ser mantida durante toda a realização do exercício.
Execução: O candidato deverá realizar a flexão abdominal até que as escápulas percam o contato com a mão do avaliador e retornar à posição inicial, quando será completada uma repetição. Cada candidato deverá executar o número máximo de flexões abdominais sucessivas, sem interrupção do movimento, em um tempo máximo de 3 minutos. O ritmo das flexões abdominais, sem paradas, será opção do candidato.
O candidato não poderá obter impulso com os braços, afastando-os do tronco e, tampouco, retirar os quadris e os pés do solo, durante a execução do exercício.
Como estudar para a ESA passo a passo, da forma certa.
1. Defina suas metas e objetivos
O primeiro passo para você que deseja estudar da forma certa o conteúdo programático é definir quais é a sua meta e qual é o objetivo que você quer alcançar, te motivando até a sua aprovação. Se o seu objetivo é entrar para a Escola de Sargentos das Armas (ESA) você precisará dedicar tempo e esforço e também dar prioridade aos seus estudos para que você consiga cumprir o objetivo de ser aprovado na ESA.
2. Organize o seu tempo e horário
Organizar o tempo e horário é uma das partes principais para iniciar os estudos e otimizar os seus estudos para a ESA. Estabeleça uma meta diária de estudos e defina quais horários estudará durante o dia, faça um cronograma personalizado de acordo com o seu tempo e disponibilidade.
3. Monte o seu plano de estudos com o conteúdo programático
Monte seu plano de estudos de acordo com o conteúdo programático da ESA. Saiba quais são as matérias que caem na prova (Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, História e Inglês) em seguida liste quais são os conteúdos de cada matéria. Com isso, você saberá qual é a melhor ordem de estudos e também saberá qual matéria tem mais facilidade e dificuldade para traçar o seu plano.
OBS! Caso tenha dificuldades em montar o seu cronograma personalizado e o plano de estudos, no nosso Mini Treinamento ESA Basic te ensinamos tudo isso de forma simples e descomplicada, gratuitamente, basta se inscrever em nossa Lista Vip.
4. Assista aulas teóricas
Assista aulas teóricas para você aprender os conteúdos que caem na prova. Aulas focadas para a ESA são importantes para que você tenha um direcionamento melhor do conteúdo
5. Faça questões e simulados
Fazer questões é uma das formas mais eficientes para estudar para concursos, pois assim você saberá como o conteúdo realmente cai na prova e coloca em prática o que aprendeu na aula teórica. A resolução de simulados e provas anteriores também é uma forma de sentir na pele como será no dia da prova e realmente simular como vai ser. Então vai essa dica!, não deixe de fazer simulados, de preferência com tempo cronometrado para treinar a otimização de seu tempo e montar uma estratégia para a hora da prova. No Mini Treinamento ESA Basic revelamos o poder das questões!
6. Revise as matérias
Revisar as matérias com frequência é uma forma de não esquecer o que aprendeu, fazendo com que o conteúdo fixe no seu cérebro e te mantenha confiante até o concurso acontecer.
7. Tenha um direcionamento focado na ESA.
Ter um direcionamento focado na ESA é essencial e fundamental para que você estude da maneira certa e evite cometer erros.
Curso online é uma boa opção pois possibilita economizar dinheiro e otimizar o seu tempo, facilitando a sua vida, tendo tudo o que você precisa para estudar para a ESA em um só lugar no conforto da sua casa.
O Curso Online Completo te direciona da forma certa para a ESA, com aulas teóricas focadas na ESA em uma ordem de aprendizagem, resolução passo a passo de centenas de questões e provas anteriores, simulados etc…
Ficou interessado no curso? Clique aqui e saiba mais.
Agora é com você!
Gostou?! Aqui tem mais materiais sobre a ESA! Clique Aqui!
Entre na nossa Lista VIP da ESA e tenha acesso a materiais exclusivos! Clique Aqui!
TAGS: esa 2021, teste de aptidão física esa, taf esa, como fazer os exercícios do teste de aptidão física da esa, como fazer o TAF da esa, taf exército, teste físico aeronáutica masculino, eaf esa, exame de aptidão física esa, teste físico esa, taf esa feminino, como fazer o teste de aptidão física da esa, como fazer os exercícios do taf da esa,
2 comentários em “Teste de Aptidão Física da ESA”
Conseguindo fazer o mínimo no TAF da ESA exemplo:
30 ABDOMINAL SUPRA
3 FLEXÃO DE BRAÇO NA BARRA
21 FLEXÃO DE BRAÇO
e a corrida, eu consigo ser aprovado ou é escolhido quem consegue fazer mais??
Fazendo as repetições especifícadas pelo edital você já está aprovado no TAF, não é preciso realizar mais repetições do que o necessário.