Teste de Aptidão Física (TAF) dos Fuzileiros Navais
TAF dos Fuzileiros Navais: O teste de aptidão física ou (EAF-Exame de Aptidão Física) que terá caráter eliminatório tem como objetivo avaliar as condições de saúde de uma pessoa, antes que ela inicie alguma nova atividade e é geralmente exigida em concursos públicos e militares, como o corpo de fuzileiros navais (CFN). O TAF tem como propósito aferir se a aptidão física do candidato preenche os padrões físicos exigidos para a carreira da Marinha Brasileira.
Para a realização do teste é necessário que o aluno tenha se classificado primeiramente na prova escrita (Exame de escolaridade) e apto na IS (inspeção de saúde).
Os candidatos deverão estar nos locais de realização do TAF no horário determinado pelo Órgão Executor da Seleção, portando calção de natação, toalha de banho, camiseta, calção para corrida e tênis. No dia da realização é necessário que o candidato use roupas adequadas para fazer a atividade física como shorts, camiseta de malha e também um tênis confortável
O aquecimento e a preparação para o TAF são de responsabilidade do candidato.
O TAF dos Fuzileiros Navais é realizado em apenas um dia e são divididos em quatro exercícios/atividades: Natação, corrida, flexão na barra e abdominal
Serão considerados aprovados no TAF os candidatos que atingirem, em todas as provas, os índices mínimos
Natação dos Fuzileiros Navais
Nadar cinquenta metros, em até dois minutos, sem parar, sem apoiar nas bordas, raias ou no fundo da piscina, ou utilizar qualquer recurso de ajuda. Deverá ser utilizado o nado livre (sendo caracterizado um dos quatro estilos: Crawl, Costa, Peito ou Borboleta), não será permitida a prática denominada “cachorrinho”
Corrida dos Fuzileiros Navais
Correr três mil e duzentos metros em até dezenove minutos
Execução: partindo da posição inicial de pé, o candidato deverá correr ou andar a distância que conseguir, no tempo de 19 minutos, podendo interromper ou modificar seu ritmo;
É permitido ao candidato o uso de qualquer tipo de tênis.
É proibido acompanhar o candidato ou qualquer tipo de ajuda.
Flexão de Braço na Barra
Três repetições, que poderão ser realizadas com as palmas das mãos voltadas para frente (pronação) ou para trás (supinação) e serão contadas entre a distensão total dos braços e sua flexão até que o queixo ultrapasse a barra. Para alcançar a barra o candidato poderá utilizar qualquer meio, todavia, o impulso não deve ser empregado para contar a primeira flexão na barra;
Posição inicial: o candidato, sob a barra horizontal fixa, deverá empunhá-la com a pegada em pronação (palmas das mãos para frente) ou supinação (palmas das mãos para trás), com o polegar envolvendo-a; as mãos deverão permanecer com um afastamento entre si correspondente à largura dos ombros e o corpo deverá estar estático; braços totalmente estendidos; corpo suspenso, sem que os pés estejam apoiados no solo ou nas traves de sustentação da barra.
Execução: após a ordem de iniciar, o candidato deverá executar uma flexão dos braços na barra até que o queixo ultrapasse completamente a barra (estando a cabeça na posição natural, sem hiperextensão do pescoço) e, imediatamente, descer o tronco até que os cotovelos fiquem completamente estendidos (respeitando as limitações articulares individuais), quando será completada uma repetição; prosseguirá executando repetições do exercício sem interrupção do movimento; o corpo do executante não poderá, em nenhum momento, tocar o solo nem os suportes da barra.
O ritmo das flexões de braços na barra é opção do candidato, não poderá haver qualquer tipo de impulso, nem balanço das pernas para auxiliar o movimento; a contagem de flexões será encerrada no momento em que o candidato largar a barra.
Abdominal
Trinta e oito repetições em um minuto, realizadas no solo em decúbito dorsal, com as pernas dobradas, os joelhos unidos, os braços cruzados sobre o peito, com o auxílio de um companheiro, prestando apoio sobre pés e joelhos. Serão contadas entre o toque do dorso no solo e o toque dos antebraços nas coxas.
O candidato não poderá obter impulso com os braços, afastando-os do tronco e, tampouco, retirar os quadris e os pés do solo, durante a execução do exercício.
Gostou?! Aqui tem mais materiais dos Fuzileiros Navais! CLIQUE AQUI!
Veja outros concursos da Aeronáutica, Marinha ou Exército! CLIQUE AQUI!